Almanaque para o mês de novembro

Uma nova categoria, almanaque. Durante os ínicios do mês vou tentar publicar um pequeno excerto do almanaque "BORDA D'ÁGUA". Essencialmente aspetos relacionados á agricultura e jardinagem. Se mais tarde decidir falar de outros temas vocês iram saber. :)

Para o mês de novembro:
"Em novembro prova o vinho e planta cebolinho.
(...)
AGRICULTURA-JARDINAGEM-ANIMAIS
Os pomares devem ser estercados no Crescente e podados no Minguante, devendo protegê-los das geadas. Plantar cerejeiras, pessegueiros, pereiras e macieiras, no Crescente.
Na horta, semear agrião, alface, cenoura, couves, com exceção da couve-flor e bróculos. Plantar batatas (nas zonas secas), alho, couve temporã, tremoço. Semear fava, ervilha, e em camas quentes, alface, beterraba, cebola, nabiça, nabo, rabanete e tomate. Semear cereais de progana, como a aveia e centeio, cevada e trigo. Colher azeitona e beterraba. Na adega, verificar as vasilhas do vinho novo. Destilar bagulho para fazer água ardente. No jardim estercar covas para a plantação na Primavera de árvores ou arbustos. Estacar as plantas contra o vento. Plantar bolbos de flores. Podar as roseiras e plantar novas. Animais: o gado transita para o regime seco com feno, palha e grão.

Pelo S. Martinho, mata o porco e semeia o cebolinho."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)