Dia do Veterinário: cuidados essenciais de cães e gatos

Olá! Sabem que dia é amanhã? Dia 9 de Setembro, ou seja dia do veterinário e por isso, decidi voltar a falar sobre os nossos animais, nossos companheiros.
Os veterinários são como médicos para eles, que cuidam dos animais de estimação que temos em casa com muito carinho e dedicação. Mas a tarefa não pode ser só deles e por isso, temos de ter alguns cuidados essenciais com os nossos bichinhos. É disso que vou falar. 




 

Vacinação
Nos cães: existem 3 principais vacinas, a V10, a da raiva e a para a tosse do canil.
Nos filhotes a vacinação deve ser feita a partir dos 45/50 dias.
São feitas 3 doses de V10 (intervalos de 21 a 30 dias) e a vacina da raiva aos 4 meses de vida. A vacina da tosse do canil é feita com a segunda dose de V10.
Nos gatos: existe a vacina quadrupla (V4) e a da raiva
Os gatos devem ser vacinados a partir dos 45/50 dias também, com 3 doses da vacina V4 (intervalos de 21 a 30 dias) e depois a da raiva.
Banho, tosquia e higiene
No veterinário, os banhos devem ser feitos após toda a vacinação.
A tosquia deve ser feita a cada 20/30 dias, conforme o pelo do animal. É essencial escovar o pelo dos gatos mais vezes que os cães, pois os gatos tomam menos banhos.
No veterinário podemos pedir que cortem as unhas, porque eles sabem onde curtar sem ser no sabugo e é mais fácil.
A higiene bocal deve ser iniciada no segundo mês de vida, com auxilio de dedeiras ou escovas de dentes apropriadas, além da pasta que o vet usa, próprias para animais.
Consulta ao veterinário
Não deve ser feita só quando o animal tem alguma coisa, ou acontecer algo mas sim a cada seis meses ou o tempo recomendado pelo veterinário. Este tempo, além de outras coisas, varia com a idade. Em cada idade, o grau de atenção e cuidado é diferente.
Castração
A castração é feita para evitar a procriação, mas também pode ajudar a prevenir doenças e influenciar no comportamento do animal, para acalmar, por exemplo. 
Nos cães:
As femêas devem ser castradas antes do primeiro cio, com 5/6 meses. além de evitar gravidezes previne tumores mamários e infeções uterinas.
Nos machos, a castração acalma, diminui as marcações de território e previne problemas de próstata.
Nos gatos: a castração ajuda no impedimento de gestações e evita a fuga dos machos atrás de  fêmeas.
Passeio
O dono deve sempre passear duas vezes ao dia, de 30 a 40 minutos. Algumas raças mais ativas devem passear mais. O passeio traz sáude mental, faz o animal relaxar, e exercita o corpo do mesmo.

Ração e suplementação
É essencial escolher a ração correta para alimentar o animal de estimação.
A suplementação alimentar não é necessária quando o cão/gato recebe a quantidade e frequência ideal de uma ração de boa qualidade – 3 a 4 vezes por dia para bébes e 2 vezes ao dia para adultos.
Lembrar: Não se deve dar comida humana aos animais porque desequilibra a ração, pode causar distúrbios gastrointestinais, problemas dermatológicos, maior placa bacteriana, formação de tártaro e obesidade.

Pulgas e carraças
O controlo destes parasitas deve ser feito com produtos indicados pelo veterinário, que podem ir desde produtos em spray, top spot (pipetas Frontline, por exemplo) ou coleiras.
O controlo deve ser mensal e deve haver um controlo ambiental, como o piso, camas, cobertores, tapetes e etc, com produtos especiais para interior e para o efeito.
Cuidem e dêm mimos aos vossos pets porque o que receberem em troca é muito muito mas mesmo muito mais. Vale a pena compartilhar este amor, esta paixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"