Cuidados essenciais de um cabelo: Hidratação

Olá! Como nós mulheres, somos muito confusas e nem sempre a internet ajuda, vou tentar esclarecer o máximo que puder sobre cuidados essenciais de um cabelo. Vou dividir por várias partes.
Quase todos os cabelos precisam das 3 etapas de tratamento (hidratação, nutrição e reconstrução). Mas isso não quer dizer que precise de tudo ao mesmo tempo. "Hoje" ele pode precisar mais de hidratação que nutrição e "amanha" talvez precise mais reconstrução portanto convém saber e notar o que o cabelo precisa.

Porque é que os cabelos precisam das 3 etapas de tratamento?
Porque o cabelo é formado por proteínas, constituidas por aminoácidos (por exemplo a queratina); água; lípidos; minerais e outras substâncias.
A hidratação repõe os níveis de água normais e necessários ao cabelo, sendo portanto uma reposição hídrica. Ela é necessária para todos os cabelos, porque estão sempre a perder água. Caso não seja feita a reposição o cabelo fica áspero, sem vida, seco e ressecado. Para essa reposição ser feita o ideal é fazer hidratação uma vez por semana (em casos de muito dano, 2x por semana).

Para quem necessita de reconstrução capilar é necessário fazer uma hidratação antes, caso contrário o cabelo vai ficar uma *****, duro, grosso, espetado e com frizz.

Como hidratamos então o cabelo?
Com produtos com substâncias hidratantes, humificantes, que retenham a água e a deixem ficar no cabelo.

Algumas substâncias hidratantes: bepantol, lanolina, lecitina, óleo de jojoba, óleo de rícino, colagénio, vitaminas, sacarose, glicerina vegetal, sprbitol, extratos vegetais (jaborandi, por exemplo), elastina, aloé vera, algumas proteínas (proteína de aveia, de soja, de seda, etc) e silicones.

Máscaras hidratantes:
Normalmente as máscaras do mercado são mistas, possuem as 3 funções mas em casos que a hidratação seja mais necessária basta ler as "promessas" do produto, o rótulo e os constituintes e verificar se possui substâncias hidratantes.
Não é preciso ser a máscara mais cara, porque a função desta máscara é fácil, é só guardar a água portanto é só escolher entre os preços, substâncias e promessas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"