O banho do bébe

O banho é extremamente importante para o bébe, tanto ao nível da higiene corporal como ao nível do desenvolvimento sensorial. Além de ser um momento de troca e cumplicidade, entre mãe e bébe.
É um momento privilegiado de relaxamento, descobertas táteís e olfativas, novas sensações necessárias ao desenvolvimento.
Dos 0 aos 6 meses: Com que frequência devo dar banho ao bebé?
Nos primeiros banhos, o bébe está concentrado nas perceções diretas, como a temperatura da água, as carícias, os sons. Ele precisa de se sentir apoiado e protegido, daí a posição para o agarrar e dar banho.
Na preparação do banho, a mãe, ou quem vai dar banho deve:
- verificar a temperatura ambiente da casa de banho, que deve romdar os 20/22º C
- encher a banheira com pouca água, entre os 36/37º C, usando um termometro especial para o efeito
- ter tudo preparado ao pé: toalha, toalhitas, fralda, cremes e outros produtos, body, pijama e etc.
- começar a despir o bébe e limpar-lhe o rabinho
No banho:
- enquanto ele for pequeno e não conseguir sentar-se, a mãe deve asegurá-lo com uma mão por baixo da nuca e dos ombros e uma debaixo do rabinho
- se for complicado lavar o corpo do bébe na água com gel de banho, a mamã pode pegar no bébe, tirá-lo para cima da mesa de mudar as fraldas e lavar cá fora o corpo (com as mãos ou se preferir como uma esponja extra suave e mole), e passá-lo por água na banheira.
- quando ele conseguir sentar-se, devemos brincar com ele, largá-lo mas sem nunca lhe tirar os olhos de cima, nunca.
- os sabonetes clássicos, com muito detergente, alteram a pele do bébe e portanto não devemos usá-los, mas sim, produtos sem sabão e com pH neutro, específicos para bébes.
- para peles secas é necessário usar produtos com ingrdientes hidratantes
- o banho é essencial todos os dias, pois os bébes transpiram muito da cabeça e se esta não for lavada com produtos para bébes (que não ardem nos olhos também) a produção de crosta láctea aumenta
- para recém nascidos um produto especifico para eles é o ideal; para os mais crecidos um 2 em 1 ou champô
- para retirar o produto deve-se escolher uma posição prática e prazerosa para o bébe, pode ser retirado com um regador, um copo...
- tirar o bébe da água e embrulha-lo rapidamente numa toalha sedosa.
- limpar sem esfregar todo o corpo, não esqueçendo de virilhas, nádegas pescoço, pés
Depois do banho:
- para hidratar a pele do bébe, massagar delicadamente com leite corporal. Se ele tiver uma pele seca, usar um Cold Cream
- para terminar, podemos usar água de colónia ou perfume, sem alcóol especialmente formulada para bebés.


Uma nova inovação para as banheiras são o Confort Baby: suporte para colocar na baheira para dar banho no bébe, ideal para bébes recém nacidos, até que possam ficar sentados por si mesmos.
Tecido 100% algodão atoalhado, antialérgico, lavável após cada utilização. Disponível nas cores branco, creme, azul e rosa.

E apoios para banheiras, para a mãe não ter de se abaixar. Assim como vários formatos, mais luxuosos. A banheira não deve ter partes potiagudas, que possam fazer arranhões, nódoas negras, outras feridas e se o bébe escorregar (o que não deve acontecer) não deve ficar imerso na água.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"