Alergia a vernizes

Bom dia!
Hoje venho falar de alergia a vernizes!

O verniz além de deixar nossas unhas bonitas, protege de agressões diárias. Mas o que a maioria das pessoas não sabe, é que ele pode causar alergias.
Os principais causadores de reações alérgicas estão presentes na composição dos vernizes, como o formaldeído, que está presente na resina do verniz e tem como função dar a aderência e a durabilidade ao produto, o tolueno, que é um solvente da fórmula tradicional de vernizes e a mica, que é um pigmento utilizado nos vernizes cintilantes e perolado.

O nome que se dá a esta alergia é dermatite de contato ou eczema de contato. Os principais sintomas da alergia a verniz de unha são inchaço nas pálpebras, vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos.

Queres saber se tens alergia a verniz? Como podes saber?

Se tens os sintomas da alergia a verniz de unha, o melhor é procurares um  médico para te fazer um teste de contato. E o que é isto de teste de contato?  Aplica-se uma fita nas tuas costas contento 35 substâncias, entre elas o formaldeído e as resinas que presentes no verniz.
Após 48 horas a fita é retirada e é feita a primeira avaliação, observa-se se ocorreu reação alérgica e a qual substância esta reacção corresponde. A segunda avaliação é feita após 96 horas. O resultado do teste é positivo quando no local da determinada substância aparece vermelhidão e até mesmo bolhas.

E o tratamento? Vou agora em seguida já dizer como deve ser feito.
O tratamento para alergia a verniz de unha é feito através de medicações para controlar as lesões, como eu qualquer outra alergia. Para as mulheres que sofrem desta alergia e não podem usar vernizes convencionais, mas querem estar com as unhas sempre bonitas, foram criados os vernizes hipoalergénicos, com cores igualmente bonitas. Hoje em dia as coleções de vernizes hipoalergénicos estão a crescer cada vez mais, com mais cores, perolados, metálicos e etc e até as mulheres não alérgicas ou usam! Só para verem o quanto são bonitos... Vejam esta imagem, é um verniz hipoalergénico da marca Andreia. Não se nota que o é e é lindissimo.
Mais marcas com linhas hipoalergénicas: Colorama, Risqué, Impala, Argeto, Ludurana, Andreia, Jandaia.

Beijos e até breve! 

4 comentários:

  1. Podes dizer o número deste verniz? É mesmo muito bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem-vinda!
      O número do verniz é o 17.
      Ele realmente é lindo, tens bom gosto.
      Beijinhos.

      Obrigado por comentares, continua assim

      Eliminar
  2. Boa noite :) as mulheres que são alérgicas a verniz também não podem fazer unhas de gel e verniz gel?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!
    A alergia provem de alergias aos componentes dos vernizes "normais", não ao verniz em si, ou seja, ao formaldeído e ao tolueno. Eu não sei se esses dois constituintes fazem parte da constituição dos vernizes de gel mas sei que os vernizes de gel têm acrilatos que podem causar alergias também.

    Para saberes, a qual és alérgica e qual podes ou não usar, recomendo que consultes um dermatologista e que eventualmente, faças testes. Ele saberá esclarecer-te melhor.

    Respondendo de forma mais simples, poderás ter alergia ao verniz/unhas de gel também! Mas também podes não ter...
    Podes saber um pouco mais aqui: http://www.consulteodermatologista.com/Unhas-doencas-das-unhas.aspx
    Espero que tenha ajudado, de facto não sei muito mais :S

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"