Guia de compra batom do cieiro – DECO

Mais uns dos muitos e fabulosos artigos da DECO.
"Pode comprar um batom para o cieiro entre 1,50 e 8 euros. Os que apresentam ceras e manteigas nos primeiros lugares da lista de ingredientes protegem mais.



O ar seco, o frio e o vento secam a pele. Os lábios são particularmente vulneráveis, por terem menos estratos do que o resto do corpo. Para protegê-los, em geral, recorremos ao batom de cieiro. Este funciona como isolante contra agressões externas e mantém a pele hidratada.
Os batons para o cieiro são cosméticos. Como tal, não se pode esperar que tenham efeitos terapêuticos, nem estão autorizados a anunciá-los. A sua função é proteger e hidratar. Siga a lista de ingredientes: todas as substâncias utilizadas devem ser indicadas, por ordem decrescente de concentração.
Bons da fita
  • As ceras protegem e mantêm a hidratação. Naturais (cera alba, candelilla cera, cera carnauba, cera microcristalina) ou manipuladas quimicamente (hidrogenated beeswax), estão presentes na maioria dos produtos: analisámos rotulagem de 22 e apenas não as encontrámos no Vasenol Lip therapy.
  • Os óleos têm uma função idêntica à das ceras, mas são menos eficazes contra a secura. Em geral, os produtos incluem elementos naturais, como os óleos de rícino (ricinus communis castor oil), de jojoba (simmondsia chinensis) e de amêndoa (prunus dulcis). Também estão presentes na grande maioria dos produtos à venda.
  • As manteigas, como a de karité (butirrosperum parkii) e de cacau (theobroma cacao butter), são bons hidrantantes e conferem a proteção adequada. Grande parte dos produtos inclui manteiga de karité.
  • Vitamina E (tocopherol, tocopheryl acetate) tem propriedades antioxidantes, defendendo a pele contra o envelhecimento. Apenas o Vasenol Lip therapy, o Labello Classic Care e o Neutrogena não incluíam estes ingredientes.
  • Os filtros solares físicos (zinc oxide e titanium dioxide) formam uma barreira que limita a passagem da radiação ultravioleta.
Ingredientes a evitar
  • Derivados de petróleo (paraffinum liquidum, petrolatum, paraffin). Funcionam bem de início, ao criar uma espécie de filme que impede a desidratação. Porém, o uso regular pode ser prejudicial, já bloqueiam ta passagem do ar, impedindo a normal respiração da pele. Estas substâncias são ainda conhecidas por serem poluentes. Metade dos produtos tinha petrolatum ou parafina líquida. No Vasenol Lip therapy, este é o único ingrediente.
  • Mais água (aqua) significa menos ingredientes “ativos” e maior necessidade de conservantes.
  • Os batons para o cieiro podem dispensar conservantes (parabenos, phenoxyethanol), desde que tenham ingredientes de boa qualidade e baixo teor de água. Apenas 6 dos produtos encontrados apresentavam estas substâncias.
  • BHT e BHA são antioxidantes utilizados para conservar melhor o produto, mas apresentam algum impacto ambiental e podem provocar reações alérgicas, em particular nos lábios mais sensíveis.
  • Os corantes não têm utilidade e podem desencadear reações alérgicas ou outras na pele. São identificados pela designação “CI”, seguida de um número.
  • Prefira os produtos que contêm a menor quantidade de perfumes, ou seja, aqueles que os indicam no fim da lista de ingredientes. De preferência, estes não devem ser precedidos de substâncias alergénicas, como o limoneno, citral, lanlool, benzyl benzoate. Quase todos os produtos apresentam perfume.
  • Alguns filtros solares químicos, como a benzophenone-3, podem provocar reações alérgicas. Esta substância não foi encontrada nos produtos. Os batons que anunciam proteção solar (15 ou 25) são recomendados para quem mantém atividades de exterior com regularidade. Em condições normais, para proteger do frio ou do ar seco, são dispensáveis.
Bom exemplo: o batom da La Roche-Posay é o único que contém os ingredientes que interessam (ceras, óleos e manteigas, entre outros) e exclui derivados de petróleo, antioxidantes, alergénicos e filtros solares químicos.

Recomendações para bem usar
  • As regras de higiene mandam que cada pessoa tenha o seu batom. Prefira os stick aos boiões. Estes implicam usar o dedo para aplicar o produto, pelo que o risco de contaminação é grande.
  • Não use batom para o cieiro se os lábios tiverem alguma patologia, como o herpes labial.
  • Controle o prazo de validade e siga as instruções de conservação. Se os produtos sofrem mudanças de temperatura frequentes, podem perder eficácia.
  • Aplique o batom quando sai para o exterior e antes de deitar. Nesta aplicação, pode abranger as zonas envolventes dos lábios, que também precisam de hidratação.
  • Beba bastante água. É regra de ouro para manter o corpo hidratado.
  • Evite retirar as peles dos lábios com os dedos ou as unhas. Se houver uma ferida e as mãos não estiverem bem lavadas, pode infetar.
  • Procure não morder ou humedecer excessivamente os lábios. A saliva pode deixar uma sensação de hidratação, mas rapidamente evapora, agravando a sensação de secura. Além disso, inclui enzimas que degradam os tecidos.
  • Os produtos contra a acne podem causar secura nos lábios. Evite aplicá-los no contorno dos lábios ou aplique o batom do cieiro antes. "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"