Frutos vermelhos


Muitos destes pequenos frutos vermelhos (morangos, framboesas, amoras-pretas, mirtilos (arandos), groselhas-vermelhas e pretas etc.) são, todos eles, extraordinariamente benéficos para o seu sistema imunitário. contêm a maior parte das vitaminas antioxidantes vitais (A, na forma de betacaroteno, C e E); outros contêm-nas todas, tornando-se extremamente importantes para o funcionamento do sistema imunitário, uma vez que estas vitaminas neutralizam a acção dos radicais livres - responsáveis, a nível celular, por muitos dos nossos problemas de saúde.
Além de nos protegerem contra as infecções, estes frutos de aparência deliciosa são eficazes na luta contra doenças degenerativas mais graves, e até mesmo contra o envelhecimento prematuro.

Devido ao seu elevado teor de antioxidantes, estes frutos contribuem para a eliminação de toxinas do organismo e são importantes armas contra o envelhecimento. Os morangos, por exemplo, trazem benefícios à pele, suavizando rugas e vincos, e aliviam a artrite. Já as framboesas são ligeiramente laxantes e ajudam a digestão. Dado o seu elevado teor de fitoestrogénios, todos estes frutos são benéficos para os problemas associados à menstruação – períodos irregulares, síndroma pré-menstrual, perturbações da menopausa. O chá de folhas de framboesa fortalece os tecidos do útero e é tradicionalmente usado nos últimos três meses de gravidez para reduzir o risco de hemorragias graves durante o parto. Este chá é também usado para aliviar as dores menstruais.As groselhas-vermelhas e pretas e os mirtilos são excelentes purificadores do sangue. As amoras-pretas são uma boa fonte de energia e, tal como os arandos-da-América, aliviam a congestão das vias respiratórias e as dores de garganta. Os arandos e as groselhas-pretas são úteis em caso de infecções dos rins, bexiga e vias urinárias. Muitos destes frutos são ricos em minerais, sobretudo cálcio(essencial para ossos e dentes e para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração), magnésio(coração e sistema nervoso também) e potássio(coração e sistema nervoso também). Estes minerais, e ainda as quantidades vestigiais de ferro e zinco existentes em muitos destes frutos, são vitais para a saúde e para o crescimento celular.

Escolher, guardar e usar
Os frutos carnudos são de deterioração rápida, pelo que devem ser consumidos logo após a compra. Escolhe frutos maduros, mas não em demasia, e sem sinais de bolor; dá preferência aos produzidos por meio de cultura biológica. Assim que possível, retira a película plástica da embalagem, lava-os bem e guarda-os no frigorífico até à altura de servir.
Estes frutos são melhores crus. Quando maduros, não necessitam de ser adoçados, mas pode juntar-se um pouco de mel e sumo de fruta ou servi-los com iogurte ou gelado. Pode também usar na preparação de deliciosas sobremesas ou em compotas.



Benefícios
• As fibras são úteis ao funcionamento do aparelho digestivo;
 
• elevado teor de antioxidantes protege contra a infecção e a doença;
• Favorecem a saúde e a renovação celular;
• As groselhas-vermelhas e pretas, amoras-pretas e mirtilos purificam o sangue e tonificam a circulação;
• Os arandos ou mirtilos são benéficos nas infecções dos rins, bexiga e vias urinárias;
• As groselhas-pretas podem aliviar as infecções respiratórias.



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