Erva cidreira


A erva-cidreira, nome científico de melissa officinalis, é muito utilizada nos chás para os mais diversos males.

Ela atua como relaxante e calmante, mas é, também um hipotenso suave que ajuda em casos de tensão nervosa, ansiedade, irritabilidade, enxaqueca e vertigens.
Fonte

É uma planta que atua tanto no sistema nervoso, acalmando-o, quanto no sistema digestivo, combatendo cólicas e outros distúrbios digestivos.

Devido ao efeito sedativo, é muito utilizado em depressões e insónias.

É um chá considerado tónico estomacal, digestivo, cardíaco e circulatório, já que é vasodilatador.
É uma erva segura, usada, inclusivé em bebés em casos de cólicas. Pode-se tomar até 4 xícaras/chávenas diariamente.

Associada a outras plantas calmantes, a erva cidreira mostra-se extremamente eficiente para acalmar perturbações nervosas e induzir o sono.

A erva-cidreira é facilmente encontrada em casas de produtos naturais e super mercados, e o preço é bem convidativo, já que é uma erva de fácil cultivo. Podemos cultivá-la na nossa própria casa, num quintal, num canto do jardim ou mesmo num vaso grande e espaçoso (não esquecer que o tamanho do vaso depende da quantidade que plantarmos).

O melhor é preparar o chá com folhas frescas, e quanto maior a quantidade de folhas, mais concentrado fica o chá e, consequentemente, maior é o seu poder calmante, digestivo e sedativo.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)