Tipos de colorações II - metálicas/progressivas e sintéticas



As colorações metálicas ou progressivas são à base de sais metálicos, chumbo ou prata, e vão alcançando a cor desejada aos poucos. A sua ação deve-se a uma reação entre os sais metálicos e o enxofre obtendo um sulfeto metálico de cores mais escuras, que fixam externamente nos cabelos.
O tom obtido nessas colorações são sombreados e não uniformes, e o resultado é bem sutil.

As colorações sintéticas podem ser:

  • Temporárias ou tonalizantes
  • Semi permanente
  • Permanentes ou por oxidação
A coloração temporária ou tonalizante é isenta de amônia e água oxigenada (oxidante). Elas agem através de corantes pigmentados que são depositados nos fios, maquiando-os.O resultado obtido é sempre suave e atua ressaltando os reflexos de uma cor ou neutralizando reflexos indesejados. Possuem durabilidade curta e saem em poucas lavagens, disfarçam bem os cabelos brancos e, dependendo da cor, neutralizam reflexos amarelados/alaranjados.


As colorações semi-permanentes possuem oxidante, mas  numa quantidade menor que nas colorações permanentes; possuem um poder alcalinizante menor e os seus pigmentos de cor não penetram em profundidade no interior dos cabelos, saindo com mais facilidade; são indicadas sobretudo para cabelos que passaram por alisamento ou relaxamento; não clareiam os fios, mas colorem suavemente sem mudar o tom e promovem um efeito de brilho e vivacidade na cor que dura mais que os tonalizantes, além de serem mais intensos.
A coloração permanente ou por oxidação abre a cutícula capilar e age no interior do fio pela ação dos colorantes, amónia e oxidantes. Aqui há a substituição da cor antiga por uma nova, ao contrário das colorações anteriores; cobre bem os fios, garante uniformidade na cor e durabilidade maior. Em compensação, pode estragar o cabelo se não forem tomados os cuidados necessários.


Espero que fiquem mais esclarecidas, caso contrário não hesitem em perguntar nos comentários, eu respondo a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)