Sabonetes e detergentes íntimos

Na publicação anterior que abordei a higiene íntima feminina, referi que te ia falar sobre sabonetes e detergentes íntimos. Cá estou eu...
Fonte



O pH da zona genital é ácido, e os sabões habituais são alcalinos, por isso deve-se prestar uma atenção especial ao pH dos geles que usamos para a nossa higiene íntima.

A acidez natural é importante, porque as bactérias nocivas não se desenvolvem nem reproduzem facilmente num ambiente ácido. Por isso é que um pH baixo é essencial para criar um bom equilíbrio entre as bactérias benéficas e as nocivas. Os Lactobacilos são algumas das principais bactérias responsáveis por manter uma flora vaginal saudável. A sua produção de ácido láctico contribui para a acidez da zona vaginal.

Fonte


A mucosa vaginal e vulvar são tecidos extremamente sensíveis. Pouca ou excessiva higiene ou o uso de produtos inadequados pode levar a um desequilíbrio da flora protetora da zona íntima e causar irritações ou infeções.

A vagina contém normalmente diversos tipos de bactérias – algumas destas bactérias são consideradas “benéficas” porque ajudam a manter a vagina saudável e outras são “más”, porque são potencialmente nocivas. Existe um equilíbrio delicado entre as duas na flora vaginal normal.
Atividades diárias inocentes podem influenciar a resistência natural da sua vagina. Por isso a vagina necessita de produtos sem sabões que respeitam as proteções naturais da zona íntima.



Além de evitar a proliferação de bactérias, os sabonetes íntimos mantêm a região externa da vagina (vulva) protegida e sem cheiro, comichão ou secreções anormais.

O mais importante é que cada mulher se conheça a si própria e cuide da sua saúde, acompanhando as alterações que ocorrem ao longo da vida. E, sempre que existirem dúvidas, devemos procurar um especialista.

Em geral, os sabonetes são feitos com cuidado para esta zona mas nem todos são de confiança.
Eu não confio em sabonetes íntimos de marcas brancas nem daquelas que nunca ouvi falar dos supermercados. 
Fonte

A pessoa e marca na qual confio mais, é a recomendada pelo meu ginecologista que consoante as minhas necessidades e características, sabe adequar-me um produto.

Caso precises mesmo de ajuda, pede ao teu farmacêutico.

A marca que sempre me foi recomendada, independentemente das alterações que sofri ao longo do tempo, foi Lactacyd. Para cada fase e necessidade, a marca tem uma resposta. Em breve, apresento-te esta marca.

Atualização:
Já podes conhecer a gama Lactacyd Cuidados Especiais, a gama Íntimo e a gama Derma e podes consultar a resenha que fiz sobre os produtos Lactacyd Íntimo. 

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)