Erros com os cabelos


Boa tarde, antes de ir para a piscina e depois pó banho lavar meu cabelinhos lembrei-me, de CABELOS, e o que não devo fazer com eles... e algumas eu ainda faço :S que vergonha... vejo os efeitos destes erros...

1.Usar produtos em excesso
Nem todos os penteados requerem que se use espuma, gel e laca em simultâneo. Muitos produtos diferentes podem sobrecarregar o  cabelo e dar-lhe a sensação de que está pegajoso. Por isso, aprendi a ler as instruções dos produtos antes de os aplicar e descubri qual era o mais indicado para o penteado que queria fazer.
2. O secador e o calor
Não se deve utilizar aparelhos de ar quente a mais de 130°C, especialmente em cabelos finos e as temperaturas superiores devem ser usadas apenas nos cabelos mais densos. Na verdade, criar penteados a mais de 200°C diminui a resistência do cabelo em quase 50% e faz com que os fios percam a sua vitalidade muito mais rapidamente. Além disso, não se deve utilizar o secador em cabelo a pingar (retira sempre o excesso de água previamente com uma toalha). Tenta também evitar expô-lo demasiado tempo ao secador com ar quente. Sabias que 20 minutos é o máximo recomendado para acautelar agressões?

3. Água quente
A água quente pode provocar irritações no couro cabeludo. Isso faz o aumento da produção de sebo e aumenta a oleosidade da raiz, que pode diminuir a velocidade de crescimento do cabelo. O couro precisa de"respirar" por isso evitar a água quente, trocar de shampoo e condicionador pelo menos uma vez por mês e usar shampoo de limpeza profunda no minimo a cada 15 dias. 
4. Esfregar o cabelo com a toalha
Secar o cabelo com a toalha, friccionando-o, pode dar uma sensação agradável ao couro cabeludo, no entanto agride a cutícula que reveste os fios de cabelo, tornando-os mais ásperos e desprotegidos. Por isso, deves optar sempre por gestos suaves, sem friccionar.


5. Adiar idas ao cabeleireiro
Já viste que tens pontas espigadas? Então o teu cabelo está com problemas, vai ao cabeleireiro.
Se decidires mudar de visual escolhe um corte que possas cuidar sozinha, depois de sair do cabeleireiro. Aproveita também para fazer um corte nas pontas, pelo menos nas pontas, de três em três meses. Se esperares mais as pontas dos cabelos começam a abrir e os cabelos ficam mais quebradiços, os cabelos arrepiados ficam mais volomosos e os cabelos fracos caem.
6. Não usar condicionador ou usá-lo na raiz
 Muitas mulheres queixam-se de sentir o cabelo pesado depois de usar condicionador. No entanto, existem já fórmulas tecnologicamente avançadas que evitam essa sensação, dando ao teu cabelo toda a nutrição necessária. O segredo está em saber escolher o produto que mais se adequa às caraceristicas do teus cabelos, deixando que o cabelo receba a hidratação necessária sem, contudo, perder a sua leveza natural, como se estivesse acabado de lavar.
Usar o condicionador na raiz provoca oleosidade e caspa, os poros ficam mais fechados.

7. Não fazer hidratações
Até quem tem o cabelo oleoso não deve esquecer, deve fazer hidratações com produtos especificos.
 de hidratar o cabelo, mas sim, fazê-lo com produtos específicos para este tipo de cabelo.
Se já pintas-te, alisas-te ou usás-te outro tipo de quimica tens mesmo dos hidratar. Com a hidratação o cabelo recupera aos poucos o brilho e o aspecto saudável, além de ficar mais macio e nutrido.

8. Química demais
Escolhe bem o tratamento que queres fazer se decidires ir por essa via. Se for relaxamento ou coloração, escolhe um tinta mais fraca e sem amónia. Fazer mais do que duas quimicas pode estragar completamente todo o cabelo, criando pontas duplas/espigadas.

9. Prender o cabelo ainda molhado
Se os teus cabelos permanecerem molhados durante muito tempo vão criar fungos e caspa e o teu cabelo fica mais fraco na raiz e cai. Se o teu problema é o volume, usa um leave-in adequado.

10. Usar mal o secador
O secador de cabelo deve ser posicionado a pelos menos 30 cm de distância do cabelo  e a temperatura deve ser a média ou fria para não danificar os fios. Procura evitar direcionar o calor para a cabeça pois isso aumenta a oleosidade na raiz e diminui a duração da escova.

11. Uso do alisador quando o cabelo ainda está molhado
Quando se faz isso, o cabelo queima. Ele fica elástico e quebra facilmente.


12. Máscara para hidratação na praia
A máscara para hidratação não protege o cabelo dos efeitos do sol, mas  danifica ainda mais os cabelos. Esses produtos não devem ser usados por muito tempo, pois exceder os minutos da hidratação faz com que os fios fiquem mais fracos e sejam queimados pelos raios ultravioletas. Se fores tomar sol, o ideal é usar um creme sem enxágue com protetor solar.

13. Usar a escova errada
As escovas com cerdas muito maleáveis são mais difíceis de usar quando queremos desembaraçar o cabelo, é verdade ou não? :P e pior, partem os cabelos...
O ideal é usar um pente com dentes bem largos e que seja bem firme. Se prefereres usar uma escova, escolha uma do tipo raquete e bem resistente

14. O uso do leave-in... ou não
Muitas de vocês pensam que o leave-in deixa o cabelo oleoso, mas é mentira. Posso provar porque uso o leave-in CERTO. Ah! O leave-in NÃO substitui o amaciador. O amaciador/condicionador fecha as escamas se for substituido elas ficam abertas e os cabelos ainda mais arrepiados.
15. Pensar que o stress não afecta o cabelo
Já tive a sensação de que o meu cabelo está tão stressado quanto eu! Parece impossivel, mas não é. Níveis de stress continuamente elevados podem até mesmo causar a perda de cabelo. Experimenta dar a ti e ao teu cabelo um descanso: não programes tratamentos demasiado elaborados e exigentes em alturas de stress e utiliza apenas aparelhos para a criação de penteados de alta qualidade que não danifiquem o teu cabelo com calor a mais. Além disso, aplica uma máscara intensiva pelo menos uma vez por semana no final da lavagem para oferecer ao teu cabelo o condicionamento e hidratação que ele merece!

Fonte: Pantene e Dicas de Mulher


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"